A capital do Agronegócio busca subsídios para preservação do Cerrado

sexta-feira, 22 de julho de 2011















O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa 11 Estados, com 2,04 milhões de km2 (22% do território nacional). Mas esta grandiosidade tem se perdido para o agronegócio, o que causou grandes prejuízos ao meio ambiente, acarretando ameaças de extinção para 112 espécies animais.

Segundo a revista Nature, especialistas revelam que cerca de 20 mil km² dos cerrados são extinguidos por ano, o que poderá acarretar que em 2030 a destruição de todo este bioma. Com isso, deixará de abrigar nascentes e cursos de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai, prejudicando assim, a alimentação de todos estes rios. De acordo com o biólogo Ricardo Machado, caso a legislação ambiental seja cumprida e as APPs (Áreas de Preservação Permanentes) ampliadas, essa previsão poderá não acontecer.

Em Rio Verde - Goiás, considerada a capital do agronegócio, com 2% da produção da agricultura nacional, também possui uma grande diversidade do cerrado. Conforme, os dados do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), esta cidade possui cerca de 14 espécies de plantas nativas do cerrado. Com o intuito de preserva-las foi criado um viveiro com mudas, que também são estudadas para uma maior produção.

O poder Executivo, por sua vez, promove cursos de incentivo, a produção e comercialização. Para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Marion Kompier, essas palestras mostram que o cerrado pode ser plantado em áreas de APPs, fazendo a união da preservação e trazendo uma renda a mais aos produtores, com a comercialização das frutas.

Férias....


O que é férias? Segundo Wikipédia, As férias são um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país. As férias escolares geralmente variam entre 90 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: janeiro, julho e dezembro. Nos países do hemisfério norte, em geral os meses de férias escolares são janeiro, julho e agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão. A origem do termo provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa. A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No sec. IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituido por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana. Este período de férias pode ser aproveitado de diversas maneiras, muitas pessoas viajam para rever seus familiares ou então viajam para outra cidade com sua família. Outros ficam em suas cidades e aproveitam para descansar ou utilizar o tempo livre para fazer cursos complementares, estando sempre ativo no mercado de trabalho.

 
Crônicas de Náira © Copyright | Template By Mundo Blogger |